Skip to main content
carrier-case-study-crashed-ice-event-ice-track-at-night_h

Evento Red Bull Crashed Ice

A Carrier Rental Systems forneceu chillers de grande eficiência e caldeiras para a descongelação da pista de downhill na prova Red Bull Crashed Ice realizada em Belfast.
carrier-map-case-study-uk
account_circleCliente AST Eistechnik
roomLocalização Belfast, Reino Unido
calendar_todayData 2015
carrier-case-study-crashed-ice-event-air-cooled-chiller-30RB

Descrição do projeto

A Carrier Rental Systems, um dos especialistas líderes no Reino Unido no setor da climatização temporária, forneceu quatro chillers arrefecidos a ar AquaSnap® 30RB 402 ao histórico local de Stormont, em Belfast, Irlanda do Norte, onde se construiu a inclinadíssima pista nas escadas do edifício do Parlamento. A equipa da Carrier trabalhou de perto com a AST Eistechnik GmbH, especialista austríaco em pistas de gelo, que concebeu, forneceu e geriu o sistema de tubagens de refrigeração e foi responsável pela preparação e manutenção da pista de gelo.

A experiência da Carrier no fornecimento de sistemas de climatização de grande especificidade para eventos de lazer ao ar livre garantiu o cumprimento do apertado calendário de configuração e desmontagem, e o projeto foi um sucesso retumbante.

Contexto

Descrito como um dos desportos mais rápidos do mundo, o competitivo campeonato de Ice Cross Downhill foi um dos quatro eventos Red Bull Crashed Ice realizados ao longo do ano. Os chillers AquaSnap®, com uma capacidade de arrefecimento combinada de 1,6 MW, faziam circular uma mistura de 40:60 de glicol e água a -10 °C através do sistema "Skateway" da AST Eistechnik, um piso flexível de tubos a todo o comprimento da pista.

Depois de os chillers estarem conectados e colocados em funcionamento, pulverizou-se água sobre a superfície gelada, demorando dez dias a produzir uma camada de gelo de alta qualidade com 4,5 pol. de espessura ao longo dos 430 m da pista. Além dos chillers, a Carrier Rental Systems também entregou duas caldeiras de 400 kW para fornecer água a 45 °C para derreter a pista de gelo no fim dos três dias de competição.

Simon Ward, gestor nacional de eventos da Carrier Rental Systems, afirmou: "Foi um evento estrondoso que despertou um enorme interesse a nível local e internacional. Também representou uma aplicação soberba de arrefecimento temporário num cenário espetacular, para não mencionar a aplicação de calor temporário, igualmente importante." Explicou ainda: "Depois de gelada, a pista de gelo possui uma inércia térmica significativa e a desmontagem exige a ligação de caldeiras. A energia que fluía pelo sistema de tubagens Skateway assegurou o desaparecimento do gelo em apenas dois dias."

Além dos chillers e caldeiras, a Carrier Rental Systems forneceu bombas externas, reservatórios de compensação, flanges, adaptadores e um tubo flexível de 300 m para o projeto.


carrier-caso prático-pista de gelo para evento crashed ice
Capacidades da Carrier
  • Os chillers da Carrier forneceram o arrefecimento crítico ao longo deste evento de grande notoriedade.
  • A competência logística da Carrier Rental Systems e as capacidades de planeamento de projetos permitiram cumprir o apertado calendário.
  • A oferta da Carrier no âmbito dos sistemas de arrefecimento e aquecimento satisfez todos os requisitos em termos térmicos.
  • A experiência da Carrier Rental Systems na assistência a pistas de gelo no exterior deu garantias plenas ao empresário e ao utilizador final.
Tecnologias
  • 4 chillers arrefecidos a ar AquaSnap® 30RB 402 com lógica Greenspeed®
  • 2 caldeiras de 400 kW
  • Acessórios: bombas externas, reservatórios de compensação, flanges, adaptadores e um tubo flexível de 300 m
Desafios e soluções

O projeto apresentou diversos desafios específicos:

  • A logística no local constituiu um desafio, devido ao espaço limitado para os chillers e equipamento relacionado. A perícia da Carrier permitiu-lhe fornecer e colocar equipamento de forma precisa ao lado e por baixo da pista elevada, assim reduzindo as distâncias das tubagens e respeitando o design da pista.
  • O projeto tinha um calendário apertado de entrega e colocação em funcionamento. As capacidades de gestão de projetos e de logística da Carrier permitiram que estas decorressem com sucesso, cumprindo o calendário e o orçamento.
  • Os requisitos de arrefecimento da pista exterior eram bastante elevados, devido ao tamanho da superfície de gelo e à variação das condições ambientais. A experiência da Carrier em refrigeração permitiu calcular e fornecer a carga exata com chillers fiáveis e de elevado desempenho.