Skip to main content

Carrier® e Barrisol® lançam soluções de teto AVAC avançadas na Europa para um extraordinário conforto e uma otimização da qualidade do ar interior

MONTLUEL, França -


Fornece novas opções a escritórios, hotéis, restaurantes, entre outros, para ambientes interiores mais saudáveis


A Carrier® colaborou com a Barrisol®, líder mundial em soluções de teto AVAC, no desenvolvimento de um conjunto de soluções de ar condicionado integradas, que providenciam um extraordinário conforto, uma otimização da qualidade do ar interior (QAI) e custos operacionais reduzidos. As novas soluções de teto avançadas asseguram um ambiente interior estável, de elevada qualidade, e os níveis mais elevados de design estético, sendo ideais para qualquer aplicação que requeira o controlo preciso da temperatura e velocidades do ar muito baixas. A iniciativa faz parte do Programa de Edifícios Saudáveis da Carrier®, que garante aos clientes o acesso a tecnologias comprovadas que contribuem para edifícios mais seguros e produtivos. A Carrier® pertence à Carrier® Global Corporation (NYSE: CARR), fornecedor global líder de soluções saudáveis, seguras, sustentáveis e inteligentes para edifícios e cadeias de frio.

Através da sua combinação de fluxo de ar a baixa velocidade, eliminação de pontadas de ar e capacidade de manter temperaturas altamente estáveis ao longo do espaço ocupado, as soluções de teto avançadas da Carrier® e da Barrisol® obtêm uma classificação de conforto de Classe A* quer para o arrefecimento, quer para o aquecimento, a mais alta possível de acordo com a ISO 7730, a respetiva norma internacional para a medição do conforto térmico em edifícios.

O sistema de ar condicionado de teto Carrier® e Barrisol® está disponível em duas opções: o Barrisol Clim® com produtos Carrier® e o Barrisol Cloud Clim® com produtos Carrier®. O Barrisol Clim® com tecnologia de produtos Carrier® usa um teto feito de uma membrana de origem biológica, que é estendida e fixada na respetiva posição, abarcando toda uma sala. O ar condicionado é enviado para o vão do teto por um ventiloconvector Carrier® oculto, sendo suavemente difundido para baixo através da folga entre o canto da membrana e as paredes – com uma velocidade tão baixa, que mal se nota.

O ar é extraído verticalmente do espaço condicionado, no sentido ascendente, ao longo das paredes exteriores, através de uma divisória oculta, e de volta para o ventiloconvector. É, então, filtrado, aquecido ou arrefecido, misturado com ar fresco e enviado de volta para a sala através do vão do teto.

Para os empreiteiros, a instalação é fácil e rápida, com elementos estruturais que podem ser rapidamente removidos para fins de manutenção.

Juan Jose Francisco Diez, Diretor de Marketing da Carrier® para Produtos de Ar Condicionado na Europa, afirmou: "O conforto e o bem-estar são agora amplamente reconhecidos como fatores chave que influenciam a produtividade e o desempenho das pessoas no trabalho e nos tempos de lazer, já para não falar na sua importância para o dia a dia e o usufruto diário. A estabilidade térmica, o baixo ruído e a eliminação das correntes são aqui fundamentais. As novas soluções avançadas de ar condicionado de teto Barrisol® com produtos Carrier® asseguram um desempenho excecional em todas estas áreas. Acreditamos que elas mostrar-se-ão altamente atrativas, quando as pessoas procurarem atualizar os ambientes interiores e levar a QAI e o conforto dos ocupantes para o próximo patamar."

Os componentes são concebidos para ajudar os edifícios a alcançarem níveis máximos de desempenho ambiental. Por exemplo, as membranas do teto são feitas de material 100% reciclável, que contém um plastificante à base de plantas, e classe A+ baixa em termos de emissões de COVs (compostos orgânicos voláteis). Os perfis de suporte são feitos de 80% de alumínio reciclado.

As membranas do teto podem ser impressas, abrindo possibilidades para um design interior criativo, que não é possível com outros tipos de ar condicionado. Num auditório, uma tela Barrisol® impressa com um céu azul e uma cobertura florestal, transformando a sala e recordando aos ocupantes a natureza. Graças a uma microperfuração, as membranas Barrisol® podem também tratar a acústica dos espaços, absorvendo a reverberação do som.

Para otimizar a QAI, o Barrisol Pure Clim® com opção Carrier® usa lâmpadas ultravioletas (UV-C) no interior do vão do teto para atingir agentes patogénicos enquanto parte de um programa de edifícios saudáveis.

A versão Barrisol Cloud Clim® com tecnologia de produtos Carrier® do sistema usa módulos suspensos do teto, através dos quais o ar condicionado é enviado para a sala. O ar pode ser alimentado para módulos do teto através de um ventiloconvector situado nas proximidades ou em plenum.

Enquanto o Barrisol Clim® com produtos Carrier® utiliza a difusão de ar a baixa velocidade e a radiação térmica a partir de toda a área do teto, mantendo estáveis as condições de conforto. O Barrisol Cloud Clim® com produtos Carrier® utiliza uma combinação de convecção e radiação térmica direta a partir dos painéis suspensos para manter as condições necessárias. Para reforçar o conforto, painéis modulares adaptam automaticamente a direção do fluxo de ar e a velocidade de acordo com a temperatura, minimizando as pontadas de ar.

É possível selecionar uma vasta gama de ventiloconvectores Carrier® para se adequar à aplicação, incluindo o perfil ultra baixo Idrofan® 42EP, recentemente desenvolvido pela empresa, que, a apenas 150 mm de altura, é o ventiloconvector mais fino e mais compacto disponível.

Para mais informações sobre as soluções avançadas de ar condicionado Carrier® e Barrisol®, aceda a: https://www.carrier.com/commercial/en/uk/innovation/hvac-ceiling-solutions


* Resultados de testes independentes realizados pelo Instituto Dinamarquês de Tecnologia.

Clim-stretch-ceiling

Barrisol Clim® com sistema de teto AVAC Carrier® com inserções luminosas na área de receção.
© Arch.: Jean-François Brodbeck - AMRS Architectes. © Barrisol®.

Clim-cut-away

vista de corte ilustrando um ventiloconvector e fluxos de ar através do vão do teto e do plenum da parede. © Barrisol®.


UV-C-option

A opção Barrisol Pure Clim® com produtos Carrier®usa lâmpadas ultravioletas (UV-C) no interior do vão do teto para atingir agentes patogénicos enquanto parte de uma solução de edifícios saudáveis. © Barrisol®.

Cloud-modular-ceiling-panels

A versão Barrisol Cloud Clim® com produtos Carrier® do sistema utiliza módulos suspensos do teto. © Barrisol®.


OSLO-PLADS-Copenhagen-DENMARK
Sistema de teto AVAC Barrisol Clim® com produtos Carrier® aplicado num desenvolvimento recente.
Arquiteto KHR Arkitekter A/S – Foto © Barrisol®.

carrier-barrisol-light-lines
carrier-barrisol-light-lines

Barrisol Clim® com produtos Carrier® com retroiluminação Barrisol Lumière® Barrisol Light Lines®