Skip to main content
carrier-case-study-raphael-rooms-banner_h

Salas de Rafael

carrier-map-case-study-italy-vatican
account_circleCustomer Museus do Vaticano
roomLocation Estado da Cidade do Vaticano
todayDate 2020
carrier-case-study-raphael-rooms_air-conditionning

Descrição do projeto

Durante a época de verão, as temperaturas nas Salas de Rafael nos Museus do Vaticano, em Roma, podem ascender aos 40 °C. A equipa dos Museus do Vaticano optou por instalar um novo sistema de ar condicionado. Isto representou um desafio, uma vez que o espaço era limitado e o sistema teve de ser implementado sem afetar nenhum elemento histórico no interior das salas.
Para executar o projeto sob requisitos tão minuciosos, os Museus do Vaticano recorreram à Carrier – uma empresa com competência comprovada em instalações históricas, desafiantes e já com uma relação prévia com os Museus do Vaticano. Em 2014, a Carrier tinha já concebido e instalado um sistema AVAC inovador para ajudar a preservar os frescos da Capela Sistina de Miguel Ângelo.

Contexto

Ornamentadas com frescos pintados entre 1508 e 1524, pelo artista renascentista Rafael e o seu atelier, as Salas de Rafael são mundialmente conhecidas como uma das maiores obras de arte alguma vez criadas. A área fazia, originalmente, parte de um conjunto de aposentos para o Papa Júlio II, que encomendou o trabalho. Atualmente, as Salas de Rafael fazem parte dos Museus do Vaticano, na Cidade do Vaticano, recebendo mais de 30 000 visitas diárias durante a época alta que decorre de março a outubro.


carrier-case-study-people-visiting-raphael-rooms
PRINCIPAIS VANTAGENS
  • Respeito pela arquitetura do local
  • Conceção de sistema de alta eficiência
  • Otimização da circulação e difusão do ar
  • Manutenção do acesso dos visitantes durante a instalação
TECNOLOGIAS
  • Ventiloconvectores com capacidade de 10 kW
  • Chillers AquaSnap 30RQV
  • Sistema de automação de edifícios iVu®
Desafios e soluções

Durante um período de três anos, os engenheiros da Carrier trabalharam em estreita colaboração com as equipas técnicas do Vaticano para desenvolver uma solução personalizada.

Invisibilidade e densidade energética
As equipas criaram um ventiloconvector completamente novo e um design que compactava 10 kW de capacidade de arrefecimento no espaço de uma unidade de 2,5 kW. Estas novas baterias foram instaladas por baixo das janelas das Salas de Rafael utilizando configurações preexistentes, sem estarem à vista dos vistantes.

Inovação
A solução das Salas de Rafael incluía também 8 chillers AquaSnap 30RQV instalados num local impercetível para os vistantes. O sistema de automação de edifícios iVu® da Carrier oferece total visibilidade e controlo da solução incluindo algoritmos personalizados, desenvolvidos pela Automated Logic.

Vídeos

raphael-room_preview