Skip to main content
melia-castilla-case-study-h

O caminho da descarbonização para o Hotel Meliá Castilla

carrier-mapa-casos-practicos-espana-madrid
account_circleCliente Hotel Meliá Castilla
roomUbicación Madrid
todayFecha 2023

Descrição do projeto

Situado no distrito financeiro de Madrid, o Hotel Meliá Castilla é um dos hotéis mais icónicos da cidade, com uma área superior a 70 000 m2 e mais de 909 quartos. Este hotel citadino usufrui de uma elevada taxa de ocupação ao longo de todo o ano. Estas características significam que os requisitos energéticos do hotel são muito elevados, sobretudo devido à produção de calor e frio.

Há alguns anos, a gestão acordou um projeto para a renovação das instalações térmicas, com foco na sustentabilidade para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 para o meio ambiente. Este iria também permitir reduzir os custos operacionais associados.

Após a definição dos objetivos de sustentabilidade desejados para o hotel e a análise das diversas áreas de potencial poupança de energia, o projeto foi planeado em diferentes fases para assegurar a continuidade da atividade do hotel.

Eficiência sazonal máxima

A primeira fase envolveu a substituição das unidades chiller água/água existentes, utilizadas para o arrefecimento, por outras unidades semelhantes com maior eficiência energética sazonal.

As unidades escolhidas foram equipadas com compressores de parafuso com uma válvula de capacidade variável, utilizada para a adaptação ideal da capacidade de arrefecimento à solicitação real da instalação. Graças ao seu desenho compacto, estas unidades puderam ser incorporadas no edifício sem grandes complicações.

Adicionalmente, um dos chillers foi equipado com uma função de recuperação de calor de condensação. Esta unidade, que funcionará como o primeiro estágio do processo de produção de frio, vai permitir que a água quente sanitária no hotel seja aquecida até 50 °C reduzindo, assim, o consumo de energia do negócio devido às respetivas caldeiras existentes.

Esta configuração oferece uma fonte estável de água quente controlada e uma carga base de água fria, melhorando a eficiência geral do sistema.

melia-castilla-case-study-1

melia-castilla-case-study-2

61XWH, o componente chave para a descarbonização de uma instalação hoteleira

A fase seguinte do projeto envolveu a incorporação de uma bomba de calor, capaz de produzir água a altas temperaturas, para minimizar o consumo de combustível na produção de água quente sanitária.

Esta unidade de recuperação de calor está dimensionada de acordo com a solicitação de calor base da instalação e está instalada em paralelo com o resto das unidades de produção de água refrigerada. Para uma utilização ideal deste equipamento, é essencial existir uma solicitação simultânea para arrefecimento e aquecimento durante um longo período de tempo.

melia-castilla-case-study-3

Alguns dos mais importantes aspetos a considerar no desenho desta solução de recuperação de calor com recurso a unidades água/água dedicadas são a localização do novos equipamento de produção, a avaliação da ligação elétrica e hidráulica ao circuito existente, a verificação do volume de água disponível na instalação e a incorporação das unidades no sistema de controlo existente, quando aplicável.

Documentos