Skip to main content
carrier-case-study-switzerland-district-heating-building_h

Alpiq Intec - Aquecimento urbano

Chillers Carrier com fluido frigorigéneo da nova geração para uma instalação de aquecimento urbano na Suíça.
carrier-map-case-study-switzerland
account_circleCliente Alpiq Intec
roomLocalização Genebra, Suíça
calendar_todayData 2015
carrier-case-study-switzerland-district-heating-water-heat-pump-30XW-installation

Descrição do projeto

A Carrier estabeleceu uma nova referência com o primeiro projeto europeu de aquecimento urbano baseado em bombas de calor de parafuso água/água AquaForce®, utilizando o fluido frigorigéneo de baixo potencial de aquecimento global (PAG) R-1234ze(E), uma hidro-fluoro-olefina (HFO) com PAG inferior a 1*. Com os seus fluidos frigorigéneos PUREtec, com um PAG de quase zero, a Carrier dedica-se à conceção de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) da próxima geração que tenham um impacto ambiental mínimo, assim garantindo a conformidade total com a evolução dos regulamentos nos países europeus.

A ALPIQ escolheu produtos Carrier que oferecem uma solução que combina a eficiência, a alta temperatura da água e o nível de eficiência energética e de controlo das emissões de carbono exigidos para este projeto único.

Contexto

O ambicioso projeto de recuperação de calor para uma solução de aquecimento urbano em Plan-les-Ouates, liderado pela CADZIPLO, faz parte de um programa de sustentabilidade industrial liderado pela cidade de Genebra, na Suíça. O objetivo é demonstrar de que modo projetos com financiamento público-privado conseguem alcançar o justo equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e o consumo de energia.

Um dos elementos da primeira fase deste projeto imobiliário de uso misto é a recuperação e reutilização do calor residual de um centro de dados no local para fornecer aquecimento a escritórios e outras instalações locais.

Na segunda fase, espera-se que a instalação ampliada forneça aquecimento a 3000 apartamentos numa zona residencial projetada.

Walter Meier, distribuidor independente da Carrier na Suíça, trabalhou de perto com a CADZIPLO na conceção de uma solução que pudesse satisfazer as exigências específicas do projeto e, ao mesmo tempo, responder à evolução dos requisitos dos regulamentos suíços (Orrchim) e regulamentação europeia relativa a fluidos frigorigéneos.

Baseada nos produtos PUREtec, os fluidos frigorigéneos HFO de baixo PAG da nova geração da Carrier, a solução apresentada conseguiu enfrentar ambos os desafios.


carrier-caso prático na suíça-bomba de calor a água para aquecimento urbano 30XW
Principais benefícios
  • Solução a longo prazo, em conformidade com a evolução dos regulamentos sobre fluidos frigorigéneos na Europa
  • Alta capacidade: até 2,5 megawatts
  • Eficiência energética através da utilização do calor residual do centro de dados como fonte de aquecimento
  • Temperatura de aquecimento até 65 °C
  • Impacto limitado sobre o aquecimento global, PAG inferior a 1*
Tecnologias
  • 2 bombas de calor de parafuso água/água AquaForce® 30XW com fluido frigorigéneo PUREtec
Desafios e soluções

A Carrier encontrou soluções para os desafios específicos deste projeto, das seguintes formas:

  • Estando em conformidade com os rigorosos regulamentos suíços relativos aos fluidos frigorigéneos, graças ao uso por parte da Carrier do fluido frigorigéneo HFO de baixo PAG da nova geração;
  • Combinando um baixo PAG e uma alta eficiência com uma capacidade de aquecimento de 2,5 megawatts;
  • Possibilitando a captação e reutilização da energia do centro de dados como fonte de aquecimento urbano, graças ao vasto âmbito operacional das bombas de calor AquaForce com fluido frigorigéneo PUREtec: até 65 °C.