Skip to main content

A Carrier confirma a sua estratégia de fluidos frigorigéneos de baixo potencial de aquecimento global na Europa

MONTLUEL, France -

A Carrier confirma a sua estratégia de fluidos frigorigéneos na Europa, optando por fluidos frigorigéneos HFO com baixo potencial de aquecimento global (PAG) para a maioria das suas aplicações comerciais de produtos de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC). A Carrier, um líder mundial em soluções de alta tecnologia para sistemas de aquecimento, ar condicionado e refrigeração, faz parte da Carrier, fornecedor global líder de tecnologias inovadoras de sistemas AVAC, refrigeração, incêndio, segurança e automação de edifícios.

A Carrier está empenhada em fornecer soluções que preservem o ambiente e cumpram os regulamentos da União Europeia relativos aos gases fluorados. Além de confirmar a sua mudança para fluidos frigorigéneos de baixo PAG, a Carrier na Europa alcançou uma redução significativa da carga de fluido frigorigéneo nos seus produtos (até 50%) nos últimos cinco anos. A Carrier tem vindo a trabalhar na seleção do melhor candidato para substituir o HFC R-134a nos chillers de parafuso e centrífugos e o HFC R-410A em chillers tipo scroll, bombas de calor e unidades monobloco ("rooftop").

Para os chillers de parafuso e bombas de calor, a Carrier escolheu o HFO R-1234ze para substituir o HFC R-134a. Com um PAG inferior a 1, de acordo com o 5.º relatório de avaliação do Painel Internacional para a Mudança Climática (IPCC), o R-1234ze(E) não é afetado pelas restrições do regulamento da UE relativo aos gases fluorados ou pela Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal relativamente aos gases fluorados com efeito de estufa. Este fluido faz parte da família de soluções de fluido frigorigéneo de longa duração PUREtec™ da Carrier. A Carrier foi a primeira empresa a lançar a mais recente geração dos seus chillers AquaForce® com fluido frigorigéneo PUREtec™, há três anos, e continua a crescer, com mais de 300 unidades instaladas na Europa, Médio Oriente a África, e com mais de 2 milhões de horas acumuladas e a fiabilidade comprovada que constitui um dos valores centrais da Carrier. Os produtos desta gama estão a melhorar a sua eficiência com uma média de 10%, já ultrapassando os requisitos de conceção ecológica para 2021 e cumprindo os requisitos da Emenda de Kigali para 2036.

A Carrier optou pelo HFO R-1233zd(E) como fluido frigorigéneo de longa duração preferido para chillers centrífugos. Com um PAG de 1, também não é afetado pelos regulamentos relativos aos gases fluorados. O Carrier AquaEdge® 19DV é um bom exemplo de uma gama de sucesso que utiliza este fluido frigorigéneo.

Para as gamas de chillers comerciais tipo scroll e bombas de calor, a tecnologia de compressores atualmente disponível não é compatível com fluidos frigorigéneos HFO de baixo PAG. Algumas soluções operam com fluidos frigorigéneos HFC de PAG médio e a Carrier está a desenvolver uma gama completa de produtos de arrefecimento e de aquecimento que cumprirão e ultrapassarão os requisitos de eficiência da conceção ecológica para 2021, operando com fluidos frigorigéneos HFC de PAG médio. Estas gamas deverão ser lançadas muito em breve e estão otimizadas para a eficiência energética, enquanto oferecem a mesma flexibilidade de temperatura de funcionamento que as unidades atuais a funcionar com R-410A.

Enquanto líder tecnológico na indústria do aquecimento, ventilação e ar condicionado com as suas diferentes gamas de chillers, a Carrier prossegue o seu desenvolvimento tecnológico de soluções de longa duração com baixo impacto no potencial de aquecimento global e reafirma o seu compromisso para com a sustentabilidade.

carrier-estratégia para fluidos frigorigéneos