Skip to main content

A Carrier lança os chillers HFO R-1234ze para aplicações de processos industriais

MONTLUEL, França -

Os chillers arrefecidos a ar, AquaForce Vision 30KAV, que utilizam fluido frigorigéneo com PAG ultrabaixo proporcionam arrefecimento até -12 °C, eficiência energética e design compacto


a Carrier lançou o AquaForce® Vision 30KAV com fluido frigorigéneo PUREtec™, uma nova gama de chillers de arrefecimento de processo, compactos e de alto desempenho, que utilizam um fluido frigorigéneo R-1234ze com potencial de aquecimento global (PAG) ultrabaixo. A nova gama de chillers está otimizada para processos industriais como a produção de alimentos, farmacêuticos, químicos, plásticos, indústrias do metal e aplicações que requeiram um arrefecimento fiável até -12 °C. A Carrier pertence à Carrier Global Corporation (NYSE: CARR), fornecedor global líder de soluções saudáveis, seguras, sustentáveis e inteligentes para edifícios e cadeias de frio.

Os chillers de parafuso de velocidade variável, arrefecidos a ar, AquaForce Vision 30KAV, da Carrier foram projetados para minimizar o consumo de energia e o impacto no ambiente enquanto, simultaneamente, maximizam o desempenho, bem como a facilidade de instalação e manutenção. Soluções energeticamente eficientes como o AquaForce 30KAV apoiam os Objetivos Ambientais, Sociais e de Gestão (ESG) da Carrier para 2030 com vista a reduzir a pegada de carbono dos seus clientes em mais de 1 gigatonelada.

O chiller está disponível em quatro tamanhos, com um intervalo de capacidades entre 280 kW e 800 kW para arrefecimento de processo a temperaturas médias -4 °C/-8 °C e entre 530 kW e 1300 kW para o arrefecimento de processo a altas temperaturas de 12/7 °C ou arrefecimento conforto. A pegada de carbono da unidade é minimizada devido à sua combinação de fluido frigorigéneo HFO com PAG ultrabaixo, redução de 40% na carga de fluido frigorigéneo através do uso de permutadores de calor de microcanais Novation® e à eficiência energética excecional assegurada pelo variador de velocidade a bordo que combina velocidade do compressor e carga com precisão. O design compacto do chiller, com uma pegada física um terço inferior à dos chillers 30KAV padrão, permite que seja instalado em espaços reduzidos sem comprometer o desempenho.

"O novo chiller foi projetado e otimizado para a utilização numa extensa seleção de aplicações de arrefecimento de processo", afirmou William Doll, Diretor de Marketing do Mercado Europeu, Chillers e Permutadores de Calor, Carrier. "Este garante elevada eficiência energética sazonal, uma reduzida pegada ambiental, excelente fiabilidade, funcionamento seguro e um custo total dos proprietários muito baixo ao longo da sua vida útil."

Para aplicações críticas, como o arrefecimento de processo e a produção de alimentos, a Carrier desenvolveu uma opção de recuperação ultrarrápida da capacidade. Caso a alimentação de energia do chiller seja interrompida, a opção de recuperação permite uma reinicialização imediata do chiller, seguida de uma recuperação da energia elétrica com 100% de recuperação da capacidade no espaço de um minuto minimizando, assim, o risco de danos no processo ou nos produtos em arrefecimento.

Todos os modelos 30KAV podem também ser equipados com uma inovadora opção de recuperação total de calor reforçada que permite a recuperação de mais calor durante o inverno, para além de aumentar a eficiência e reduzir os custos de funcionamento. A opção de recuperação de calor utiliza um design híbrido que reúne os benefícios das abordagens de design em série e paralelo. Quando a recuperação de calor é ativada, as serpentinas arrefecidas a ar são automaticamente isoladas para reduzir o impacto de ar ambiente frio sobre a capacidade calorífica que pode ser recuperada do permutador de calor arrefecido a água.

Esta opção aumenta a recuperação de calor em 25% a uma carga nominal com uma temperatura do ar exterior de 35 °C e em 100% ou mais quando o chiller trabalha a uma temperatura do ar exterior baixa, comparativamente com a abordagem tradicional apenas em série para recuperação de calor. A capacidade de arrefecimento do chiller é também ligeiramente aumentada no modo de recuperação de calor. Devido à sua conformidade com os requisitos da Diretiva Europeia de Conceção Ecológica, o AquaForce 30KAV pode também ser utilizado em aplicações de arrefecimento de conforto.

Para empreiteiros e equipas de serviços, o 30KAV foi projetado de forma a que a sua instalação e manutenção sejam rápidas e simples. As suas dimensões compactas permitem fácil acesso a áreas reduzidas enquanto o seu sistema elétrico garante a compatibilidade com os requisitos de ligação à terra em diferentes segmentos. Para além disso, a utilização da monitorização inteligente de energia e a deteção de fugas a bordo permitem que o funcionamento do chiller seja monitorizado em tempo real.

Para garantir total tranquilidade e minimizar os custos de funcionamento, os proprietários de edifícios e gestores de instalações podem optar por uma das opções apoio aos serviços BluEdge™ da Carrier, com vista a preservar o desempenho máximo e a eficiência dos chillers ao longo de todo o ciclo de vida. O apoio aos serviços utiliza a plataforma avançada de diagnóstico em nuvem da Carrier no âmbito de BlueEdge para monitorizar e otimizar os chillers remotamente, bem como através de visitas ao local por uma equipa altamente experiente, se necessário.

Para saber mais, visite 30KAVIZE.


carrier-30KAVIZE-air-cooled-variable-speed-screw-liquid-chiller-front-left

O chiller de parafuso de velocidade variável, arrefecido a ar, AquaForce® 30KAV da Carrier, com fluido frigorigéneo PUREtec™ para a indústria, foi projetado para minimizar o consumo de energia e o impacto sobre o ambiente maximizando, simultaneamente, o desempenho e a facilidade de instalação e manutenção.