Willis Carrier

Em 17 de julho de 1902, Willis Haviland Carrier projetou o primeiro sistema de ar condicionado moderno, lançando uma indústria que viria a melhorar, fundamentalmente, a forma que vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Willis-Carrier-Inventor-Air-Conditioning

Biografia

  • Nascido em 26 de novembro de 1876, na cidade de Angola, Nova York/EUA
  • Graduado em Engenharia pela Cornell University, em 1901
  • Começou a trabalhar na Buffalo Forge Company, em 1901
  • Projetou o primeiro sistema de ar condicionado moderno, em 1902
  • Desenvolveu a Fórmula Psicrométrica Racional, em 1911
  • Fundou a Carrier Engineering Corporation, em 1915
  • Premiado, ganhou o título de Doutor pela Lehigh University (1935) e Alfred University (1942)
  • Morreu em 7 de outubro de 1950, em Nova York, aos 73 anos
  • Incluído no Hall da Fama dos Inventores Nacionais em 1985
  • Nomeado umas das 100 pessoas mais influentes do século XX pela revista TIME, em 1998

Uma Lição de Vida

Willis Carrier cresceria para resolver um dos desafios mais surreais da história da humanidade: controlar a temperatura interna de um ambiente. Na infância, no entanto, ele enfrentou dificuldades para entender o conceito de frações. Percebendo sua dificuldade, sua mãe o ensinou cortando várias maçãs em diversos pedaços fracionários. Posteriormente, Willis alegou que essa lição foi a mais importante que aprendeu em toda a vida, pois ela o ensinou o valor de resolver problemas de forma inteligente.

Willis Carrier: O Inventor do Ar Condicionado Moderno

Gênios podem surgir de qualquer lugar. Willis Carrier surgiu na nebulosa plataforma de trem em Pittsburgh, em 1902. Carrier encarou o nevoeiro e percebeu que poderia secar o ar, passando-o pela água para criar umidade. Fazendo isso, seria possível manufaturar o ar com quantidades específicas de umidade. Dentro de um ano, ele completou sua invenção de controlar a umidade e lançou a pedra fundamental do condicionamento de ar moderno. 

Carrier Possibilitou Que A Indústria Florescesse

A invenção do “Pai do Ar Condicionado”, Willis Carrier, promoveu o crescimento das diversas indústrias que fortalecem a nossa economia atual. A produção de qualquer produto, desde alimentação até suprimentos de guerra, se tornou viável através do condicionamento de ar. A popularidade do ar condicionado estourou quando os cinemas passaram a usar a tecnologia para controlar a temperatura interna, e as pessoas começaram a frequentá-los para fugir do calor do verão. O controle preciso da temperatura e umidade se tornou possível pela sua invenção, habilitando, inclusive, shoppings centers, voos transatlânticos, computadores e servidores que sustentam a internet.

Trazendo Conforto Para O Mundo

Willis Carrier reconheceu previamente que os requisitos clima, conforto e produção iriam determinar o valor do ar condicionado. Desde o começo, ele começou a desenvolver uma rede internacional de relacionamento com revendedores, distribuidores e clientes. O sucesso das prévias instalações na Europa e Ásia foram indicadores da aplicação universal de sistemas de ar condicionado pelas fronteiras internacionais. 

Sustentando a Visão de Carrier

O legado de Willis Carrier continua vivo, enquanto a empresa que ele criou continua reinventando a indústria e moldando o mundo em que vivemos. Carrier conduz a indústria com produtos e práticas de fabricação enérgico-eficientes. Diariamente, a Carrier traz produtividade e conforto para o mundo através de inovações – todas construídas com base em princípios, como energia eficiente e sustentabilidade.

Leia mais em WillisCarrier.com



Carrier

A Carrier é a líder mundial em tecnologia de alto aquecimento, ar condicionado e soluções em refrigeração. A Carrier é parte da UTC Climate, Controls & Security, uma unidade da United Technologies Corp., um fornecedor líder para as indústrias aeroespacial e de sistemas de construção em todo o mundo.